segunda-feira, 28 de maio de 2012

Almeida Júnior

Olá amigos e seguidores do nosso blog, esse novo post é sobre mais um artista brasileiro...
ALMEIDA JÚNIOR


José Ferraz de Almeida Jr;concerteza foi o primeiro artísta plástico brasileiro a retratar nas telas o homem do povo em sua vida dura e sofrida.
A forma pioneira de como tratava a luz é até os dias de hoje comentada e apreciada. E tem uma curiosidade em nosso calendário, em sua honra o dia do artísta plástico brasileiro é comemorada em 08 de maio, dia de seu nascimento. Desde garoto ele demonstrava talento artístico e seu primeiro incentivador foi padre Miguel Correa Pacheco e foi ele quem disponibilizou recursos para até então o jovem Almeida Jr, estudar no Rio de Janeiro.
Em 1869 Almeida Jr, entrou na academia imperial de belas artes,no RJ, onde foi aluno de Jules le Evrel,Victor Meireles e provavelmente de Pedro Américo.
Em 1876 o imperador D.Pedro II concedeu-lhe uma bolsa de estudos, que permitisse acesso aos estudos na escola École de Beaux Arts de Paris, onde foi aluno de Alexandre Cabanel. 
Depois de seu retorno ao Brasil em 1882, fez sua primeira amostra  no Rj e logo em seguida montou um ateliê em Sao Paulo.
Era um homem extremamente apaixonado por sua ex mulher ( Laura do Amaral Gurge), que ao retornar ao Brasil descobrira q ela havia se casado, mas no entanto Laura sempre correspondia ainda seus flertes com Almeida Jr. Até que em 13 de Novembro de 1899, foi apunhalado diante do hotel central de Piracicaba, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Laura, onde o qual haveria descoberto a traição que sofrera por anos.
Suas principais obras foram: 





                                                                                 As lavadeiras de 1875










                                                                          Caipiras Negaceando de 1888














                                                           Caipira picando fumo de 1893


e mais :
Amolação interrompida,(1894)
A partida da Monção (1898) e o Violeiro de 1899.




Espero que tenham gostado desse conteúdo, sobre mais um "gênio" da arte e melhor ainda brasileiro.
Postado por Léia Agência Kinescope.



Um comentário:

  1. Muito legal gente! gostei muito do blog de vocês! Ótimas explicações!
    Thaís Aramayo

    ResponderExcluir