quinta-feira, 19 de abril de 2012


Bom  galera , como vimos abaixo, o impressionismo foi um movimento artístico, que mudou muito os  conceitos da arte  convencional, no fim do século XIX.
Este movimento, deu-se ao nome de impressionismo devido a uma crítica feita pelo pintor e escritor  Louis Leroy, sobre  obra “Nascer do Sol”, de OSCAR-CLAUDE MONET, onde suas palavras foram as seguinte: “Eu bem sabia, pensava eu ,justamente,se estou impressionado é porque há lá uma  impressão. E que liberdade ,que suavidade do pincel!! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.” A crítica, mesmo sendo negativa, fez com que Monet e seus amigos usassem o título IMPRESSIONISMO,pois sabiam da revolução q estavam criando na pintura.

 
Hoje iremos falar um pouco desse audacioso artista Oscar- Claude Monet:
Monete nasceu na frança, no ano de 1840. Tornou-se um grande pintor e um dos mais importantes representantes do impressionismo.
Na decada de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam como foco paisagem da natureza.  trabalhava com cores e luzes, criando imagens belas e fortes, como a catedral de Rouen.
vale a pena destacar tambem as obras de arte com temas aquaticos como, por exemplo, os murais que realizou no Museu l'orangerie.


Alguns criticos da arte consideram Monet um dos mais importantes pintores de todos os tempos.


Principais obras de Monet:

ESTUARIO DE SENA

Ponte sobre Heve na Vazante

CAMILLE



E mais:
A floresta em fontainebleu
Mulheres no jardim
Navio deixado no cais de Le Havre
O molhe de Le Havre




Abaixo o retrato de Oscar-Claude Monet


Nascimento: 14/nov/1840 Paris, morreu em 05/dez/1926 em Giverny Fança.






Everton R.L.souza-Agencia Kinescope.











segunda-feira, 16 de abril de 2012

Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artistico que revolucionou a pintura e deu inicio as grandes tendencias da arte do sec.XX.
Há algumas consideraçoes gerais praticas e teoricas que os artistas seguiam.

* A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
 * As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha é uma abstração do ser humano para representar imagens.
 * As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os pintores costumavam representá-las no passado.
 * Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim, um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro tão valorizado pelos pintores barrocos.
 * As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.
A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874. Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.

Carlos - Agencia Kinescope.